Quanto tempo uma lâmpada conseguirá funcionar?

Como todas as lâmpadas, também as lâmpadas para projetores e televisões de projeção têm a sua vida útil limitada. Infelizmente, isto significa que praticamente cada proprietário dum projetor ou duma televisão de projeção terá que comprar várias vezes uma nova lâmpada dependendo de quantas vezes e sob quais condições usa o seu aparelho.

O que tem efeito na vida útil duma lâmpada?

A maioria das lâmpadas para projetores com maior eficiência luminosa tem uma vida útil de 2 000 horas de funcionamento em condições ótimas. Mas, os fabricantes não a garantem e, sinceramente, em funcionamento comum é relativamente raro atingi-la. Na prática, isto significa que, no caso de usar o seu projetor entre 2 e 4 horas por dia em espaço limpo, sem pó e fumo, com temperatura ambiente comum, a lâmpada deveria durar de 1 500 a 2 000 horas de funcionamento. A vida útil da lâmpada diminui se é usada de modo diferente. Caso use o aparelho 24 horas por dia, 7 dias por semana, o risco de queima antecipada é maior. Os projetores recentes, projetores com luminância mais baixa e RPTV costumam ter uma vida útil mais longa (deveria estar indicada no manual do aparelho). Todavia, a vida útil declarada refere somente às lâmpadas originais. Se encomendar uma lâmpada compatível, com ou sem módulo, a vida útil pode ser mais curta.

Porque é que uma lâmpada deixa de funcionar?

Hoje em dia, a maioria dos projetores é equipada pela lâmpada de vapor de mercúrio que usa um arco elétrico entre dois elétrodos no tubo ARC, enchido de vapor, para criar a luz. Ao operar, a pressão do vapor é mais que 200 atmosferas e a temperatura de operação ultrapassa 1 000 graus Celsius. Com o funcionamento, o material dos elétrodos tende a deformar-se e reduzir-se o que provoca o aumento da distância entre os elétrodos. Maior distância entre os elétrodos, mais tensão elétrica é precisa para criar e manter o arco elétrico. Quando esta tensão ultrapassar capacidades do balastro do projetor (dispositivo para controlar a alimentação do bulbo), a lâmpada deixa de funcionar. A lâmpada também pode parar de funcionar porque atinge o limite da sua vida útil. Como uma proteção contra a explosão da lâmpada, os projetores costumam recusar usar a lâmpada se esta ultrapassou a sua vida útil. O projetor também pode desligar prematuramente a lâmpada, se não consegue esfriá-la de modo suficiente. Isto pode ser causado pelo defeito na fabricação do bulbo ou esfriamento não perfeito em consequência de filtros entupidos, avaria de ventiladores ou bloqueio do acesso do ar aos furos de ventilação do projetor.

 

Os projetores recentes são equipados por lâmpadas mais modernas e assim as suas lâmpadas têm uma vida útil mais longa. Em combinação com o modo Eco, que deveria aumentar a vida útil da lâmpada a custo de redução do brilho da imagem, é possível aumentar a vida útil até cerca de 5 000 horas de funcionamento. Tudo o que tem efeito na vida útil da lâmpada do projetor e como é possível aumentá-la, é indicado de forma bem organizada na nossa apresentação. Felizmente, as lâmpadas são vendidas com a garantia, que deveria proteger o cliente contra a queima antecipada da lâmpada.

Se já souber tudo o que é preciso sobre lâmpadas, basta escolher a correta

Guia de lâmpadas super rápido

Encontre a sua lâmpada fazendo 2 cliques

Lâmpadas para projetores

Lâmpadas para TV